sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ricardo

"A vida vai torta, jamais se endireita"
Estas são as palavras que me vem à cabeça quando penso no Ricardo!
A maior parte dos meus amigos nasceu e cresceu num ambiente sem grandes problemas ou provações. No entanto, um desses amigos meus chama-se Ricardo. E este Ricardo não teve nunca a nossa sorte. Lembro-me dele desde que eu sou gente, a contar anedotas no quinteiro de casa da minha avó na Horta do Douro. Chegava mesmo a contar anedotas demasiado avançadas para a idade dele...acho que nem ele entendia o verdadeiro significado da maior parte das piadas que contava.
No entanto, quis o destino que a vida do Ricardo fosse tudo menos uma divertida. Aos 3 anos de idade foi-lhe diagnosticado um tumor cerebral, ao qual foi operado, mas que nunca pôde ser  removido completamente. E, enquanto eu ia crescendo normalmente, o Ricardo ia crescendo de forma diferente. Para mim, enquanto menina, não fazia grande diferença, era um outro menino, de olhos azuis e muito giro com quem eu sonhava casar um dia. Mas, à medida que o tempo ia passando, eu ia crescendo e o Ricardo ia ficando na mesma. Eu tive o meu primeiro beijo, o meu primeiro amor, o meu primeiro sonho...e ele...ele ia lutando contra algo que lhe ia roubando os movimentos e a autonomia. A certa altura, por circunstancias da vida, deixei de ir pensando nele, esqueci-me dele, a não ser quando nos encontrávamos ou quando os meus pais falavam dele. A minha vida foi passando, foi evoluindo,  com as alegrias e contratempos característicos de uma vida normal e eu fui existindo sem me lembrar desse meu amor de infância.
Depois chegou o facebook e com ele um novo contacto com o Ricardo. Falávamos de vez em quando, eu contava-lhe o que se passava comigo, ele contava-me o quanto sofria por estar preso a uma cadeira de rodas, sem grande autonomia. Eu tentava dar-lhe coragem para continuar, ele dizia que eu estava destinada a ser feliz porque tinha um coração enorme. Nunca pensei mesmo a sério nas entrelinhas do que ele me dizia. Na última conversa que tivemos, eu contei-lhe que me tinha despedido do emprego de há 8 anos e que tinha começado a viajar e a fazer voluntariado pela Ásia. Perguntei-lhe como é que ele estava, e, com o humor que sempre o assistiu ele respondeu "Parado...infelizmente". Sorri ao ler tais palavras e tentei dar-lhe força. As últimas palavras que recebi da sua parte foram: "o que estas a fazer é muito lindo. Deus vai-te recompensar mais tarde porque tu mereces." Entretanto fiquei sem rede e não lhe consegui responder ou continuar a conversa.
Isto aconteceu há cerca de 8 semanas..sei agora que há 6 semanas ele teve um AVC e está desde então em coma, sem prognósticos de melhoras...soube há 2 dias o que lhe tinha acontecido e desde então que não consigo parar de pensar nele.
Não sei porque é que foste tu e não eu a ter essa vida de sofrimento, não entendo porque a mim foram dadas todas as bênçãos e a ti te foi tirado o mundo. Não sei...gostava de conseguir fazer sentido disto, mas o que é certo é que nunca o saberemos. A vida é assim injusta!!! No meu entender, cabe-nos a nós, os que têm a sorte de crescer sem os teus contratempos, de honrar o enorme presente que nos é dado todos os dias, o presente de estarmos vivos, munidos de saúde e, principalmente, munidos de escolhas! A tua historia não cairá no esquecimento enquanto eu cá andar para a partilhar e prometo que farei tudo o que esta ao meu alcance para honrar o presente que a vida me deu a mim e te roubou a ti: o presente da liberdade de acção, da liberdade de escolha..da liberdade de ajudar quem é menos afortunado do que eu!
Beijinhos, Ricardo!!!


4 comentários:

  1. Obrigada Andreia por esta partilha. Que recordações lindas, que palavras e sentimentos lindos vocês partilharam. Fiquei mais rica ao ler este texto. Acho que entrei um pouco mais no coração do meu irmão. Não é só o que fazes que é lindo... Tu és linda. Tens um coração imenso e só quem tem um coração assim, pode fazer coisas lindas. Espero que a vida te permita sempre ser livre para fazeres as tuas escolhas e que saibas sempre colocar um sorriso no rosto do teu próximo. Que a luz esteja sempre contigo. Um beijo grande e mais uma vez obrigada por partilhares este tesouro connosco.

    ResponderEliminar
  2. Andreia já li e reli este texto vezes sem conta sempre com as lágrimas a cairem me pela cara. É linda a tua escrita, a tua partilha dos teus sentimentos pelo Ricardo. Há muito tempo que não te via nem sabia de ti. Continua com esse teu espírito aventureiro e de ajuda aos outros. Beijos linda!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei sem palavras ao ler o teu texto para o Ricardo. Obrigado por partilhares esses momentos. Adoro-te minha filha!

    ResponderEliminar
  4. Vocês deixam-me sem jeito...apenas escrevo o que me sai do coração...beijinho enorme!!!

    ResponderEliminar